domingo, 10 de agosto de 2014

Os 10 mandamentos dos pais cristãos

OS 10 MANDAMENTOS DOS PAIS CRISTÃOS


1-Dê a devida liberdade aos seus filhos.(GALATAS 5.1).

2-Permita que eles questionem os valores que significam muito para suas vidas.(1 Pedro 3.4).

3-Tenha paciência com suas manias passageiras.(TIMÓTEO 4.5).

4-Exerça autoridade sobre seus filhos sem irritá-los,estabeleça limites.(PROVÉRBIOS 22.28).

5-Demonstre calor e simpatia, sem mimá-los muito,para não se tornarem inseguros.(1 CORINTIOS 14.20).

6-Aprenda com seus filhos ,eles também ,tem lições maravilhosas para nos ensinar.(COLOSSENSES 2.19).

7-Aceite as falhas de seus filhos.(FILIPENSES 4.6).

8-Seja leal aos seus filhos,compartilhe com eles a vida no lar.(EFÉSIOS 4.25)

.9- Seja íntimo de seus filhos, torne-se seu confidente.(ROMANOS 10.13-15).

10-Seja enérgico mas, com sabedoria.(TIAGO 1.5)



http://infantilebenezerjp.blogspot.com.br/


Dinâmica pra EBF ( tirado da net)

                            DINÂMICA


Toda atividade que se desenvolve com pessoas ( reuniões, acampamentos, EBF...) que objetiva integrar, desinibir, “quebrar o gelo”, divertir, refletir, aprender, apresentar, competir, aquecer, pode ser denominada “Dinâmica de grupo”.
Objetivos que podem ser alcançados:vitalizar, quebrar o gelo, acordar, acender, aquecer, alongar, animar, congraçar, entrosar, competir,combater a timidez, vencer desafios, demonstra afeto, aprender a abraçar, despertar para o trabalho em equipe...etc
1.Relâmpago
O “facilitador” solicita que todos peguem as suas “bagagens”( bolsas, pastas, casacos,material do evento...) e, em seguida, orienta:
*Observe  e grave quem é a pessoa que está à sua direita e à sua esquerda.
*Vou contar,  regressidamente, a partir de cinco, e  todos deverão trocar de lugar, de modo que ninguém fique ao lado de quem estava antes.
*Quem sentar por último paga uma prenda.
Quando todos estiverem, novamente, acomodados, sugerir que se cumprimentem edêe boas-vindas aos seus novos amiguinhos.
2. O salto
Orientar a todos a  fazerem um círculo, em pé.
O “facilitador” instruirá.
*Cada um de vocês, um após o outro, vai dar um salto, indo até o centro do círculo, e gritará o seu NOME, bem alto;
*Após todos terem gritado o seu NOME , vou sinalizar e, ao mesmo tempo, juntos, daremos, um soco no ar e, mais uma vez, gritar o seu NOME.
3.Cadeira premiada
*Previamente, os organizadores  colocam, presos com fita crepe, com identificação de prêmios..
* Num dado momento, o facilitador pede que todos fiquem de pé e informa que haverá um sorteio especial de prêmios. Muito provavelmente, “você pode, neste momento, estar sentado em cima do seu prêmio.
*Sugere, portanto, que todos olhem debaixo das suas cadeiras e verifiquem se existe um “cartela premiada”.
Os  agraciados podem se dirigir à frente para receber os seus prêmios.


4. A moeda
O facilitador pega uma moeda, na frente do grupo, passa álcool, para limpar a moeda , e explica:
*Vou contar DOIS minutos, até que todos passem esta moeda por dentro da suas roupas e que ela caia no chão.
*A  próxima pessoa  fará o mesmo e, assim, sucessivamente.
* Quando, aproximadamente, metade do grupo tiver efetuado o procedimento, o tempo de DOIS minutos terá se esgotado. O facilitador dará outra chance  ao grupo, para a conclusão.
Geralmente todos conseguem.

5.Balões na cintura
Esta dinâmica é mais animada com o auxílio de música.
O facilitador solicita a formação de dois grupos, voluntários. Distribui dois balões e barbante para cada pessoa e orienta que cada uma amarre/prenda os seus balões devidamente amarrados à cintura e orienta:
*Cada grupo tentará estourar os balões do outro grupo, durante o tempo de três minutos.
*À medida que o participante ficar totalmente sem balão, sai automaticamente do jogo.
* Ao final dos TRÊS  minutos, o grupo que tiver mais balões CHEIOS será o vencedor.

6. Eu me amo
Este serve para as pessoas lembrarem o quanto elas próprias são muito importantes, principalmente para elas mesmas.
*Todos ficam em pé e dão um abraço em si. Tentam envolver-se com os próprios braços até as costas e acariciam a própria cabeça, passam as mãos nos cabelos, beijam os braços. Declinam a cabeça, fecham os olhos suavemente, suspiram de amor próprio e dizem, baixinho, só para o coração:”Eu me amo prá caramba!”.
+ Ao mesmo tempo que acontece isso tudo, é um excelente movimento de alongamento dos músculos das costas.

Perfil do Ministro infantil




PARA MEDITAR




TEXTO BÍBLICO: “O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo acima do seu senhor. Basta ao 
discípulo ser como o seu mestre, e ao servo como o seu senhor.” (MATEUS 24-25)
O discípulo deve ser como seu mestre... Seguir os teus exemplos.
Nós como servos de Deus temos um modelo a seguir que é Cristo, sendo assim temos que produzir frutos como diz em João 15:16, o próprio foi quem nos escolheu tamanha a nossa importância como cooperadores de sua obra, Jesus é nosso padrão e nós ocupamos uma posição ímpar nos teus planos.
Filipenses 2:5-11
JESUS NOSSO EXEMPLO:

NÃO JULGOU COMO USURPAÇÃO SER IGUAL A DEUS: não pensou em si além do que convinha.
ESVAZIOU-SE: despojou-se do ego, desconsiderou-se.
ASSUMIU A FORMA DE SERVO: sem escolhas, sem horários, com consciência de pertencer ao outro, obedecendo a restrições.
HUMILHOU-SE: não buscou honra, glória e louvor dos homens para si, abriram mão de ser considerado.
OBEDECEU ATÉ A MORTE: escolher nunca dizer não a Deus, sob hipótese nenhuma. Sua obediência foi absoluta.
E MORTE DE CRUZ: morreu p/ vontade própria, viveu p/ servir, assumiu a culpa e sofreu o dano.

I-CARACTERÍSTICAS DO MINISTRO INFANTIL:
· Ser crente;
· Ter vida devocional;
· Ter conduta exemplar;
· Amar as crianças;
· Conhecer os alunos;
· Aceitar a criança como ela é;
· Ser sensível às necessidades das crianças;
· Inspirar confiança e amor;
· Ser responsável e criterioso no preparo;
· Se assíduo e pontual;
· Ser sincero e imparcial;
· Ser calmo e seguro;
· Ser alegre e compreensivo;
· Ter visão do trabalho.

II-REQUISITOS DO MINISTRO INFANTIL:

1-Preparo:
Espiritual, 1pe 3.15.É se cheio do ESPÍRITO SANTO, controlado e movimentado pelo Espírito.
Intelectual (cultura geral);
Social (apresentação pessoal);
Físico (estado saudável).
2-Paciência:
É o mesmo que longaminidade;
É fruto do Espírito Santo;
O nosso Deus é Deus de paciência, Rm 15.5;
É preciso ter muita paciência.
3-Amor e dedicação:
É o serviço da melhor maneira, Ec 9.10.
É o zelo no trabalho; zelo com entendimento, Rm10.

III-ATITUDES DO MINISTRO INFANTIL:
O líder deve ser carinhoso, porém firme. NÃO SEJA PARCIAL. O critério deve ser o mesmo para todas as crianças.
Lembre o grande valor dos elogios, evitando críticas ao máximo e elogiando as atitudes e ações certas.
Nunca envergonhe a criança com gritarias. Use uma voz suave e meiga.
Desça ao nível da criança, para conversar com ela.
Evite conversar com outros adultos durante a aula.
Converse com as crianças e incentive a conversa delas
Dê atenção individual às crianças, participando nas suas brincadeiras e atividades.
Seja educado, respeitando a criança com palavras como: ”Por favor”, “obrigado”, ”desculpe”, etc.
Ser criativo quando estiver preparando as atividades para criança.
De vez em quando é necessário dizer não
Fale sobre as ações e não sobre a personalidade da criança.
IV-PERGUNTAS PARA REFLETIR:
1. Tenho uma experiência de fé em Cristo como meu Salvador?
2. Para mim a Bíblia é a palavra de Deus e sinto a necessidade de compartilhar sua verdade com as crianças?
3. Estou pronto a modificar meu modo de falar para que as crianças possam entender a Bíblia, em seu nível de compreensão?
4. Sou uma pessoa equilibrada que pode agüentar as artes das crianças sem ficar nervoso?
5. Tenho certa habilidade em organizar, planejar, estudar e cooperar com outros?
6. Estou disposto a continuar aprendendo mais e mais sobre as crianças, para ensinar melhor?
7. Tenho prazer em estar com as crianças e verdadeiro interesse em suas vidas individuais?
8. Outras pessoas estão me incentivando a trabalhar com crianças porque reconhecem meu talento e disponibilidade?


AUTORIA: MARCIA DANIELA LOPES CORRÊA.
PESQUISAS :APOSTILA DE LÍDERES DA APEC E TREINAMENTO P/ LÍDERES